Pesquisas Sobre HDC



Um estudo com o uso de Células tronco no tratamento da
HERNIA DIAFRAGMÁTICA CONGÊNITA sendo desenvolvido aqui no Brasil !

Um novo procedimento pode beneficiar, futuramente, fetos acometidos por hérnia diafragmática congênita grave, uma má formação do diafragma, que causa insuficiência respiratória e hipertensão pulmonar após o nascimento.

O tratamento utiliza células-tronco contidas no líquido amniótico da gestante, que são utilizadas para regenerar os vasos pulmonares, ainda durante a gestação, por meio de cirurgia fetal.

“Estamos no primeiro passo desta técnica, mas bastante animados. Efetuamos o isolamento das células-tronco de fetos de ratos e, em janeiro, faremos a aplicação para o tratamento da hérnia diafragmática via cirurgia fetal nos roedores”, explica prof. dr. Lourenço Sbragia Neto, professor associado de cirurgia pediátrica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP).

O estudo foi apresentado durante o II Simpósio Internacional de Pesquisa em Cirurgia Pediátrica, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP), em 3 e 4 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário